terça-feira, 15 de janeiro de 2019

As lambidas de Richard Gere



Joana pediu demissão em uma segunda-feira de manhã. Era janeiro, temperatura em torno de 34 graus e sensação térmica de 38. Cansou do café de garrafa térmica da escola, da companhia dos falsos colegas, do despertar às 6h30min, do ônibus das 7h, dos alunos, dos pais, dos boletins, dos conselhos de classes, dos cadernos de chamada. Teve até festa de despedida no fim da tarde, salgadinho barato com Coca-cola. Nada mal, afinal ela nem esperava, ficou uma gota comovida e muitos litros aliviada de não precisar voltar na manhã seguinte para ouvir as repetidas palestras motivacionais de homem sem braço, sem perna, tocando instrumento musical, a conversa sobre a tal resiliência e blá, blá, blá.
De noite com as amigas brindou, com muitas cervejas geladas no Apolinário, à vida nova! No dia seguinte já começou a elaborar o material didático para o curso de ensino a distância. Grana boa para trabalho a ser realizado em casa. O prazo para o envio não a aborrecia, ao contrário: assim ela se organizaria melhor.
E tudo corria bem para Joana que vivia sem horário para despertar, para dormir, para comer, até o dia em que se encantou com o cachorrinho encontrado na vizinhança e resolveu adotá-lo. Os dias não eram mais tão livres, porque o animal exigia atenção, passeios, água, ração, banho, tosa, vacina, vermífugo, visita ao veterinário. Ufa! O cão dava bastante trabalho, muito mais que a elaboração dos materiais didáticos.
Joana foi se adaptando ao Richard Gere, o poddle peludo enchia sua vida de xixi e lambidas. Um dia caminhando pelo bairro com o cão encontrou o vizinho que tinha uma cadela de mesma raça. Entre conversas e sorrisos, combinaram a cruza do Richard Gere com a Lilica. Papo vai, papo vem, iniciaram namoro e sexo antes dos caninos.
Quando se deu conta, Joana já tinha horário para dormir, acordar, fazer as refeições, sem deixar de reservar espaço na agenda para o encontro mensal com as amigas, onde sempre havia um brinde à nova vida!

Joselma Noal

Crônica 1 – Oficina de Verão Santa Sede janeiro de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário